quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Camiseta de Algodão X Camiseta de Malha PV

Muitos amigos e clientes sempre ficam indecisos na hora de optar pelo tipo da malha na confecção das nossas camisetas personalizadas gerando dúvidas sobre as diferenças e qualidade existente entre a malha algodão e a malha fria.

Por isso nossa equipe técnica resolveu editar este artigo, abordando de forma resumida as diferenças existentes entre o tecido 100% algodão e o tecido de malha fria, mas conhecido como malha PV bem como as suas propriedades.

Antes de falarmos sobre as diferenças entre os dois tipos de malha é preciso abordamos algumas das propriedades mais importantes de cada uma.
Malha Algodão
1) Tipo do Fio: Existem dois tipos mais comuns de produção dos fios para malha 100% algodão, que são os fios cardados e os fios penteados.

O fio cardado devido a não passar pela penteadeira possui mais fibras curtas, o que propicia uma maior formação de pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio). A aparência também é prejudicada, pois o mesmo possui uma maior irregularidade.

No sistema penteado o fio passa por um equipamento que se chama penteadeira. Este equipamento tem a função de retirar as fibras mais curtas (antes de se formar o fio) e impurezas como cascas, que são provenientes do algodão e não foram retirados em processos anteriores. Este processo confere um fio de qualidade superior, visto que este é mais limpo, não possui fibras curtas, e é mais resistente. Tem menos Neps, e forma menos pilling na malha acabada. Porém devido à retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão para a produção do fio é maior, o que juntamente com a inclusão de mais um equipamento no fluxo produtivo eleva o custo de fabricação e consequentemente o preço do fio, sendo este o fator principal para o encarecimento do fio penteado.
2) Espessura do Fio: A espessura do fio pode varia de 24.1 a 30.1 sendo que quanto menor for este valor maior é a espessura deste fio e pior é sua qualidade. Atualmente os fabricantes de tecidos trabalham com os fios 24.1, 26.1, 28.1 e 30.1
Para se decidir o tipo da malha de algodão a ser utilizada na produção da camiseta é necessário se levar em conta o objetivo da utilização da mesma. A tabela abaixo ajuda a visualizar melhor os dados acima.

Tipo
Espessura
Qualidade X Custo
Utilização
Cardado
24.1
Fio grosso de baixa qualidade, porém com custo baixo

Utilizada em camisetas promocionais que geralmente serão utilizadas por pouco tempo. Exemplo de utilização são as camisetas feitas para uma determinada festa.
Cardado
26.1
Fio grosso de baixa qualidade, porém com custo baixo
Utilizada em camisetas promocionais que geralmente serão utilizadas por pouco tempo. Exemplo de utilização são as camisetas feitas para propaganda eleitoral.
Cardado
28.1
Fio de espessura, qualidade e custo mediano
Utilizada geralmente para confecção de camiseta de uniformes de escolas e empresas
Penteado
30.1
Fio fino, qualidade boa, porém custo alto. Esse padrão de malha é o mesmo encontrado nas camisetas da famosa marca Hering
Utilizada em confecções de lojas, magazines entre outras.


As malhas penteadas geralmente utilizam apenas o fio 30.1, pois o processo de pentear o fio encarece o produto final, assim como as malhas cardadas utilizam fios mais grossos o que torna a malha mais barata. Mas isso pode variar de fabricante para fabricante, sendo possível encontrar malha cardada fio 30.1 por exemplo.

As maiores vantagens da malha 100% algodão apontadas pelos seus usuários, são o fato da mesma reter mais o suor do corpo e serem mais frescas no tempo do calor.

Malha Fria ou PV

A malha PV é composta de 33% dos fios de poliéster e 67% de viscose. Essa composição e tipo de material podem variar de fabricante para fabricante e geralmente é feita com fios 30.1. Ao contrário das malhas de algodão não possuem vários tipos de fabricação, apenas o que muda é a sua composição.

As maiores vantagens das camisetas PV apontadas por seus usuários é fato das mesmas serem mais agradáveis no clima frio e o fato de não ser necessário passa-las após a lavagem.

Principais Diferenças entre as Malhas

Malha de Algodão
Malha PV
Tecido mais fresco no calor Tecido mais agradável no frio
Ventila mais o corpo Ventila menos o corpo
Retém mais suor no tecido Retém pouco suor no tecido
Possuem menos brilho Possuem mais brilho
Possuem um toque macio Possuem um toque acetinado
Mais propensa a criar pilling (bolinhas) Cria menos pilling (bolinhas)
Amaça mais (Necessário passa-la) Quase não amaça (Não precisa passa-la)
Esticam durante o tempo Tem menos deformidade durante o tempo
Causam menos alergias
Não indicada a pessoas alérgicas a tecido


Ambas as malhas são ideais para a fabricação de camisetas e tanto uma como a outra tem um acabamento final excelente. Portanto a escolha ideal do tecido para a camiseta depende somente da preferência de cada pessoa.

O Mundo Magazine possui uma fabrica própria de camisetas e coloca a vendas produtos de alto nível de fabricação por preços bem competitivos e atende no varejo e no atacado. As camisetas fabricadas pelo Mundo Magazine possuem costuras duplas e reforçadas na gola e nas mangas, setores das camisetas mais propensas a sofrer uma deformidade com o passar do tempo e também trabalha com a personalização das mesmas no processo de silk, transfer serigráfico, transfer laser digital, transfer sublimático e transfer de vinil.

Os interessados na cotação ou na compra das camisetas ou personalizações poderão entrar em contato através do nosso e-mail: vendas@mundomagazine.com.br ou ainda acessar nossa loja virtual em www.mundomagazine.com.br

11 comentários:

  1. Muito legal estas informaçoes.
    parabens

    ResponderExcluir
  2. Podi-me dizer , Três exemplos , de Trabalho de Profissionais que estiveram anvolvidos no processso de frabicação de camisetas de Algodão?

    ResponderExcluir
  3. Até q enfim algum artigo que tirou as minhas dúvidas...!

    ResponderExcluir
  4. Nossa... que maravilha de artigo! Minhas duvidas foram todas esclarecidas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Estou inciando uma estamparia como empreendedor individual, tenho um funcionário. Já tenho algumas camisetas em estoque e peguei algumas encomendas pequenas e preciso de um fornecedor.

    Quais as quantidades minimas para compra?

    Tem como me passar seu catalogo com os preços?
    Desde já fico agradecido. (ciganoweaver@gmail.com)

    ResponderExcluir
  6. BOA NOITE. COMPREI RECENTEMENTE UMA PRENSA TÉRMICA PARA ESTAMPAR CAMISETAS.... AS INFORMAÇÕES DADAS PELA SUA EQUIPE ESCLARECERAM MUITAS DÚVIDAS QUE AINDA CARREGO. PRECISO DE ORÇAMENTO PARA PEDIDOS MÍNIMOS,TAMANHOS,CORES, ETC. AGUARDO

    sphist@hotmail.com
    SÉRGIO GONÇALVES

    ResponderExcluir
  7. NFORMAÇÕES DADAS PELA SUA EQUIPE ESCLARECERAM MUITAS DÚVIDAS QUE AINDA CARREGO. PRECISO DE ORÇAMENTO PARA PEDIDOS MÍNIMOS,TAMANHOS,CORES, SE ENVIAM PARA CEP13402256 OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, o uniforme escolar de meu filho é feito de malha fria PV, e coloquei ela na água fervente na intenção de desencardi-la, clareou!, mas agora não passa, esta muito amarrotada. Tem alguma forma de reverter isso ou amenizar o amassado do uniforme?

    ResponderExcluir
  9. Acabei de montar uma estamparia ( sublimação - tecido poliester 100%), voces trabalham com camisetas neste tecido, caso sim, gostaria de saber o preço, se possível peço que envie uma tabela com os preços., desde já agradeço.

    ResponderExcluir